Os kits da Loja Exposibram Social são montados com produtos artesanais de alta qualidade e valor agregado, feitos por grupos comunitários, de artesãos, cooperativas e pequenos produtores locais, em territórios de mineração.
Ao adquirir nossos kits, você faz uma doação cuja renda será revertida para os grupos apoiados e, assim, contribui para a geração de renda e o fortalecimento de uma rede de iniciativas de impacto social.
Saiba mais sobre os nossos produtores, encomende seus produtos:
Produtos: Mel orgânico, Extrato de própolis, Extrato de própolis composto.
Encomendas: (33) 3266-3268
Projeto de incentivo à atividade apícola do Território Rio Doce Krenak (TRDK), constituído por nove municípios da região do Vale do Rio Doce (Minas Gerais): Aimorés, Conselheiro Pena, Itueta, Ipanema, Mutum, Pocrane, Resplendor, Santa Rita do Itueto e São Geraldo do Baixio. O objetivo geral do projeto é fortalecer a atividade apícola, contribuindo para o aumento de renda de jovens e mulheres pertencentes à agricultura familiar, com possibilidade de reverter o quadro de êxodo rural, devido à falta de condições de sustentabilidade dos pequenos produtores familiares no meio rural, principalmente, frente ao quadro de degradação ambiental que se encontra na região. Apoio: Fundação Renova.
Associação de Cooperação Agrícola 1º de Junho
Produtos: Cachaça Artesanal Mineira do Leste
Encomendas: (33) 99920-5478
Associação de agricultores familiares localizada em Tumiritinga (MG) que trabalha com enfoque na produção de cana de açúcar, leite, milho, mandioca e horticultura. Uma das principais atividades do assentamento é a produção da cachaça “Mineira do Leste”, que gera trabalho e renda, direta e indiretamente, a 65 famílias da região. O grupo busca alcançar geração de trabalho e renda, produzindo alimentos saudáveis para o bem-estar da sociedade, desde 1994. Acredita-se no fortalecimento do trabalho coletivo, na valorização da associação e das pessoas que se dedicam às causas coletivas, na união das famílias, no empoderamento e na possibilidade de novos empreendimentos virem de encontro aos anseios e necessidades do grupo. Apoio: Fundação Renova.
Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiauçu e Região
Produtos: Artesanato em geral
Encomendas: (31)9917-0074 / (31)3572-1193
A Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiauçu e Região (ACIRPA), localizada em Minas Gerais, visa promover a valorização e o crescimento do artesanato em Itatiaiuçu e região, buscando o empoderamento dos profissionais e a geração de renda, com a união dos produtores caseiros e locais. Apoio: Mineração Usiminas.
Associação dos Produtores Artesanais de Queijos do Serro
Produtos: Queijos Artesanais
Encomendas: (38) 98813.8244 – APAQS / Ricardo (38) 99941-2606 – Queijo Recanto dos Pimenta (Dona Neusa)
A Associação de Produtores Artesanais do Queijo Serro (APAQS) reúne cerca de 70 produtores com o objetivo de salvaguardar a produção artesanal do queijo e suas tradições culturais associadas. A região do Serro abrange onze municípios numa área montanhosa do estado de Minas Gerais e tem um clima ameno, tornando-o ideal para a produção queijeira. O queijo Serro está registrado como um elemento da herança intangível do estado, e logo depois como parte do patrimônio nacional. A produção artesanal tradicional do queijo é de grande importância social, cultural e econômica na região, sendo a principal fonte de renda para muitas das famílias queijeiras. Apoio: AngloAmerican e Gerdau.
Produtos: Peças artesanais em tear mineiro
Encomendas: (31) 99167-4220
A produção da Casa das Tecelãs de Brumal gera trabalho e aquece a economia local da Vila Brumal (MG) e adjacências. A comunidade de artesãs busca representar a paisagem natural e cultural da Vila nas peças produzidas, transformadas em tapetes, passadeiras, jogos americanos, chales para sofá, pé de cama, almofadas, bolsas, cortinas, colchas, dentre outras peças. Apoio: AngloGoldAshanti.
Produtos: Artigos de presente e decoração.
Encomendas: (31) 98483-3321
O grupo é composto por moradores do distrito de Padre Viegas, localizado a 20 minutos de Mariana, MG. Os materiais utilizados por artistas e produtores são a madeira de demolição, o bambu e outras plantas, utilizadas para confeccionar, brinquedos, aromatizantes, sais e temperos, mel, quadros, bordados, utilitários, peças de vestuário, decoração e muito mais. Apoio: Fundação Renova.
Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz
Produtos: Café, Fubá, Feijão preto, dentre outros
Encomendas: (32) 3746-1978
A Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz (Coofeliz) foi fundada em 2006, tendo como base os municípios de Espera Feliz, Caiana, Caparaó e Alto Caparaó (MG). A Cooperativa atende em torno de 110 famílias envolvidas diretamente em processos associativos, buscando valorizar a diversificação da produção, a agroecologia e a economia solidária, além de melhores condições de vida e sustentabilidade aos agricultores familiares. Apoio: Samarco.
Cooperativa Mista dos Assentandos Familiares do Noroeste de Minas
Produtos: Carne de lata, frutas, legumes e verduras orgânicas do cerrado.
Encomendas: (38) 99951.4792 (Carne de Lata - Abigail) (38) 3672-1969 (Cooperfan)
A Cooperativa Mista dos Assentados e Agricultores Familiares do Noroeste de Minas (Cooperfan) foi fundada em 2010 e está localizada no noroeste mineiro. Com sede na cidade de Paracatu (MG) e atuação em seis municípios vizinhos, tem como objetivo o fortalecimento da agricultura familiar e dos pequenos agricultores da região. Apoio: Kinross.
Produtos: Doces artesanais.
Encomendas: (27) 99501-2073
Doces artesanais da região do Baixo Gandu (ES), produz tradicionais doces de leite e rapaduras. A produção artesanal familiar é referência na região, e a fábrica ampara uma cadeia produtiva de grande relevância, com geração de renda para parcela significativa da comunidade. Apoio: Fundação Renova.
Produtos: Artesanato em argila.
Encomendas: (94) 99165-1604
O grupo Mulheres de Barro (Parauapebas, PA) formou-se a partir de iniciativas vinculadas aos programas de prospecção e salvamento arqueológico ocorridos na área do Projeto Salobo (PA) no período de 2005 a 2011. Em oficinas de educação patrimonial, as mulheres conheceram a história local e tiveram acesso a ensinamentos da técnica cerâmica, o que permitiu que criassem peças com a identidade cultural da região da Serra dos Carajás, com base no trabalho criativo e cooperado. Apoio: Vale.
Produtos: Produção artesanal especializada em bordado e bainha aberta portuguesa.
Encomendas: (31) 3733-3005
O grupo de bordadeiras Pata da Loba, sediado em Congonhas (MG), sintetiza o que a atividade de bordar, no município de Lobo Leite, representa como alternativa de ocupação e renda para a comunidade de artesãs. O processo produtivo do artesanato exerce um importante papel de sustentabilidade, de forma solidária, e diminui as desigualdades sociais, em especial nas áreas rurais, com geração de trabalho e renda, assim como valoriza a identidade cultural local. Apoio: Gerdau.
Produtos: Óleo de Copaíba
Encomendas: (93) 99102-0869
Os quilombolas do Alto Trombetas (RN), no coração da floresta amazônica, produzem o óleo de copaíba extraindo produtos de forma sustentável. A comercialização ocorre diretamente com os produtores, a partir do lançamento da marca QAT. Apoio: MRN.
Produtos: Vassouras de garrafas pet, peças em pallet, artesanato.
Encomendas: (77) 99841-3102
O Projeto Social Vínculos Sustentáveis é uma fábrica de vassouras e mini-marcenaria que tem como princípios o exercício da responsabilidade social e a proteção ambiental, com redução de 12 mil garrafas por mês despejadas no meio ambiente. A ação oportuniza a geração de renda para as famílias envolvidas no projeto, sobretudo mulheres de baixa renda oriundas da comunidade rural de Campo Seco (BA). Apoio: RHI Magnesita.
Produtos: Bala de coco, doces, licores e cachaças.
Encomendas: (31) 99561-5292
A ação é uma das produções do Coletivo Catarse, que visa contribuir para a economia local e para o desenvolvimento territorial das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. O Sabores de Camargos, do Coletivo de Camargos, com a produção de doces mineiros tradicionais no Distrito de Camargos (MG), busca preservar e promover as manifestações culturais da região, com o resgate dos saberes e valorização das pessoas que precisam de novas perspectivas de desenvolvimento, ocupação e renda. Apoio: Fundação Renova.
Terra das Palmeiras - Rede de Mulheres do Maranhão
Produtos: Azeite, óleo e sabão do coco babaçu
Encomendas: (98) 98456 9264
O projeto Terra das Palmeiras, localizado no município de Alto Alegre do Pindaré (MA), é composto por dezenove empreendedoras, que trabalham o beneficiamento do coco babaçu e comercializam os produtos em feiras livres e no trem de passageiros. Integra a Rede Mulheres do Maranhão, tecnologia social criada e implementada como legado social e econômico, contribuindo no processo de construção de alternativas para inclusão sócio produtiva de mulheres ex-vendedoras ambulantes, ao longo da Estrada de Ferro Carajás e extrativistas quebradeiras de coco babaçu. Apoio: Fundação Vale.
Agência de Iniciativas Cidadãs - CNPJ: 02.291.981/0001-07 - Rua David Campista, 247 – Floresta - 30150-090 - Belo Horizonte, MG